Perfil da Blogueira

Minha foto
Juliane Oliveira
"Toda vez que você desiste de um sonho, é uma parte do seu futuro que deixa de existir!"
Visualizar meu perfil completo
Feeds RSS
Feeds RSS

29 junho 2011

Sacolas Plásticas: Motivos de sobra para abandoná-la


Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.

Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.
Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.

O que fazer então?

A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total. Nós aqui do Ser Melhor já temos a nossa!
Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:

  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
  • Cuidado com as sacolas Oxibiodegradáveis. Apesar delas se "desfazerem" no ambiente, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas Oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos.
  • De preferência pelos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.
Movimentações em torno do tema

Na Europa os costumes já começam a mudar. Na Alemanha se você não levar sua própria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo. A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.
No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.
Mas sei que é difícil desvenciliar-se de um costume, de algo tão prático quanto as sacolinhas plásticas, porém temos que começar algum dia. Que tal hoje!?

Impactos do Lixo Marinho

Esta tartaruga foi encontrada na natureza. A deformação de sua carapaça deve-se ao fato de ter ficado presa a um anel de plástico quando era ainda jovem.
 



 Muitos animais confundem resíduos plásticos com seu alimento natural. Sua ingestão pode causar o bloqueio do trato digestivo e/ou sensação de inanição, matando ou causando sérios problemas à sobrevivência do animal.
  
A água-viva e outros animais que se alimentam por filtragem, freqüentemente consomem o lixo flutuante ou ficam presos nele.







9 comentários:

Pepi disse...

Os bichinhos é que sofrem as consequências da irresponsabilidade dos humanos...
Gostamos da postagem, Ju
Tenha uma boa noite e bom descanso
Beijinhos de
Verena e Bichinhos

Michele Gimenes disse...

Parabéns pelo post! Muito triste ver o bichinhos sofrendo as consequências da ignorância dos homens...
Bjks.
http://bellaonediarys.blogspot.com
@michelegimenes

Thatica. disse...

Flor.. realmente essas sacolinhas de plastico não estão com nada só prejudicam o meio ambiente!

eu tenho muita vontade de conhecer o projeto tamar.. adoro tartarugas.. vi as fotos aqui e lembrei..

beijos minha flor!

Anne disse...

Fiquei chocada com as imagens... Mas é isso mesmo, sempre se discute o quanto essas sacolinhas são prejudiciais...

Aqui nos supermercados ainda não existe esta opção de caixas de papelão, pelo menos eu nunca vi.

Mas acho uma super ideia. Ótima postagem, flor

Beijos

GE - Alinne Barbosa disse...

Aqui na cidade que moro, começou o movimento recicla mais, eles ate dão sacolas para agente estar colocando o nosso reciclavel, e ate contrataram pessoas para estar separando, isso ajuda a cidade a ser mais limpa, não acumula tanto lixo nos lixões e as pessoas se concientizam da grande importancia que isso tem! grande beeijo, http://bloguepeek.blogspot.com/

Anônimo disse...

Reciclar a vida
Isso é muito importante para o meio ambiente
Bjs,
Paty =*

Thalitha Mercês disse...

oi flor! Bom fim de semana!!!primeira vez aqui...amei seu espaço!

bjokas e visite meu blog

http://coisasdethalitha.blogspot.com

NANDA FERREIRA disse...

TA ROLANDO UM SORTEIO LA NO BLOG DE UMA CALÇA LINDA!!! PARTICIPE TE ESPERO LA BJKAS
PODEROSASGG.BLOGSPOT.COM

Gi disse...

coitados dos bichinhos!!!

Passa lá no blog que tem post novo!!! Além disso estão rolando 2 SUPER SORTEIOS, SORTEIO MOROCCANOIL E SORTEIO MAISON JOLIE!!!

www.pimentaroja.blogspot.com

Bjoss

Gi

Postar um comentário

Espaço para comentários e críticas.