Perfil da Blogueira

Minha foto
Juliane Oliveira
"Toda vez que você desiste de um sonho, é uma parte do seu futuro que deixa de existir!"
Ver meu perfil completo
Feeds RSS
Feeds RSS

05 junho 2013

Luz Negra – Como funciona esse incrível Efeito Especial

A luz negra, é um tipo de lâmpada que emite uma frequencia especial de luz chamada Ultra Violeta (UV), que parece iluminar os objetos de forma seletiva, acendendo alguns e apagando outros, na verdade todo objeto BRANCO reflete a luz emitida pela luz UV e alguns tipos de pigmentos, animais e fluidos corporais são também sensiveis a ela e dão a impressão de estarem iluminados.
Diversos tipos de luz negra estão presentes, sendo que existem frequencias diferentes (não só para uso como efeito especial más também terapeutico, cientifíco e germicída) e tipos de lâmpadas diferentes, os mais comuns são as fluorescentes tubulares, fluorescentes eletrônicas, berinjela (ou lampada de mercúrio) e as de luz mista (mistura de incandescente com mercúrio, sem reator) conhecidas como Beringelão. Todas possuem um funcionamento similar a suas parentes de luz branca, ou seja, ao passar energia sobre um gás é produzido fotons de luz que são em sua maioria na frequencia de luz negra e são convertidos através de uma camada de pós de fosforo que quando atingido pelos fotons “fluorece” produzindo luz, a luz negra, funciona desse mesmo modo, porém, ele é tratado afim de absorver a luz branca, e liberar a luz UV na faixa que foi preparado.
O que brilha na luz negra, é tudo que contém fosforo, ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, alguns espécies animais como os escorpiões e alguns invertebrados, telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos e outros materiais que vão desde tintas até gel para cabelo. E objetos na cor BRANCA, pois o branco reflete todo o tipo de luz. Ah, algumas peças de roupa mesmo sem pigmentos de fosforo brilham e algumas peças de roupa parecem estar cheias de pó que brilha, isso se dá porque algumas marcas de sabão em pó utilizam o fosforo na sua composição para dar a sensação de roupa mais branca, na verdade o fosforo refage com a luz natural do ambiente dando essa sensação.
Além do uso como efeito especial, esistem outros usos para a luz negra, em diferentes espectros sendo que 3 são amplamente utilizados, são eles o UV-A ou onde longa, usada em efeitos especiais e análises de materiais fotossensiveis, o UV-B ou ondas médias usado principalmente em bronzeamento artificial e analises forenses e o UV-C ou ondas curtas usada principalmente em esterilização, germicida e cirurgica. As ondas UV-C são extremamente prejudiciais a saúde podendo causar queimaduras na pele e retina, câncer e outras doenças, as lâmpadas nessa faixa de frequencia geralmente são transparentes e usadas para a filtragem de água para eliminar germes, como complemento em máquinas de esterilização de materiais cirurgicos e alimenticios, entre outros usos, não deve ser exposta aos seres vivos em geral e jamais deve ser olhado diretamente para esta luz sobre pena de danos irreparaveis a visão.
Já a frequencia média UV-B é amplamente utilizada para fins terapeuticos, para detecção de fluidos corporais misturados a outros materiais (geralmente usada em medicina legal e uso forense) e para o bronzeamento artificial. É razoavelmente segura para seres humanos, porém, não deve ser exposta a visão sobre perigo de danos, não se tem idéia exata sobre os riscos a saúde, e recomenda-se o uso somente com acompanhamento médico ou de pessoal especializado. Geralmente as lâmpadas desse tipo são brancas ou levemente azuladas ou avermelhadas e quando acesas produzem uma luz azulada ou avermelhada que podem ser usadas em aquarios principalmente marinhos, e outros equipamentos.
Por fim, as mais importantes são as de frequencia UV-A que servem para produzir efeito especial (mais proximas a luz visivel) a detecção de tintas usadas em obras de arte, detecção de vazamentos em tubulações, dinheiro falsificado, identificação de documentos através de assinaturas visiveis a luz negra, e em frequencias mais proximas a luz UV-B ou misturadas com luz UV-B são amplamente utilizadas para analises criminais pois os fluidos corporais como lagrimas, sangue, semem, e outros fluidos corporais produzem marcas características mesmo após lavados a olho nú.
Em uso como efeitos, existem dezenas de produtos como acessórios (oculos, perucas, anéis, colares, broches e outros), brinquedos, tecidos, bexigas, tintas, maquiagens e outras dezenas de produtos que podem produzir efeitos especiais se colocados sobre a luz negra.

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço para comentários e críticas.